Eleitor deve levar título e documento original com foto, afirma TRE-PE

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Foto: Agência Brasil
Na reta final antes das eleições municipais de domingo (2), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) tira dúvidas dos eleitores sobre o que fazer em caso de perda do título. De acordo com Raquel Salazar, da Corregedoria do tribunal, para participar do pleito é preciso levar um documento oficial e original com foto. Isso vale também para quem está inscrito nas seções em que foi implantado o sistema de biometria, aquele em que a confirmação do cadastramento é feito por meio da impressão digital. [Veja vídeo acima]

Ela afirma que a norma, este ano, exige a apresentação de documento oficial e original em todos os casos. “Quem levar a cópia do documento, mesmo a autenticada, não será habilitado a votar. Então, o eleitor deve sair de casa com o título e com a carteira de identidade ou carteira de motorista, por exemplo”, afirma.

Raquel também explicou como deve ser feito o processo de justificativa do voto. O eleitor só pode justificar a falta se estiver fora do domicílio. Caso a pessoa tenha que votar no Recife e esteja na capital pernambucana no dia das eleições não poderá informar a ausência simplesmente. “Isso não pode. Só pode justificar quem estiver fora do domicílio eleitoral”, comenta.

Para quem estiver fora do domicílio eleitoral, é possível justificar em qualquer seção eleitoral. Também haverá pontos específicos. A antiga sede do tribunal, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, Zona Norte do Recife, é um deles. “Também é possível justificar o voto no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Aeroporto internacional do Recife, em Gaibu (no Cabo de Santo Agostinho), em Cabrobó (no Sertão), além de Porto de Galinhas (em Ipojuca)”, informou.

Mesmo quem tiver o título cancelado deve justificar o voto nessas eleições. “É para quando for regularizar o título, não precisar pagar a multa por ausência das eleições”, observou Raquel Salazar.
Disque Eleitor
Quem ainda não sabe onde vai votar ou precisa de informação importante para participar do pleito, no dom9ingo (2), conta com o Disque -Eleitor do Tribunal regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE). Por meio do telefone 3194-9400, é possível solicitar o endereço do local de votação ou saber como justificar o voto, em caso de ausência da cidade na data em que moradores dos 184 municípios do estado vão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Ao ligar para o Disque Eleitor, que funciona durante 24 horas, a pessoa tem sete opções para obter as informações variadas. No caso de dúvidas sobre o local de votação, o eleitor deve discar o número 1. Uma gravação pede para digitar o número da zona eleitoral e, em seguida, o número da seção eleitoral. Imediatamente, a central repassa o nome do estabelecimento (escola, faculdade...) e o endereço.

Quem não sabe a zona nem a seção pode discar o número 9. Assim, terá a oportunidade de falar com um atendente e explicar o problema. Nesse caso, o serviço, de acordo com a informação repassada pelo Disque Eleitor do TER-PE, nesta segunda-feira (29), o horário vai do meio-dia às 19h.Na véspera do pleito (1º) e no dia da votação, será possível obter a informação com o atendente das 8h às 17h.

A partir de quarta-feira (28/09), esse atendimento será reforçado com 20 servidores do Tribunal. Assim, será possível suprir o aumento da demanda, já que as dúvidas de eleitores se ampliam tradicionalmente nos dias anteriores ao pleito.

Outras dúvidas
Para quem tem dúvidas sobre 1º título de eleitor, transferência e 2ª via do documento, a central pede para discar o número 3. Informações sobre documentos exigidos para o dia de votação exigem a digitação do número 4.

Para saber o telefone e o endereço do cartório eleitoral mais perto de casa, basta digitar 5. Dúvidas sobre certidões podem ser tiradas ao digitar o numero 6. E, por fim, para saber como justificar o voto o eleitor deve clicar 7.

Alerta
Existem informações que o atendimento telefônico não fornece, como, por exemplo, convocação de mesários. Nesse caso, o cidadão deve telefonar para seu cartório eleitoral, obtendo o número de telefone no próprio serviço Disque Eleitor ou no site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br).

Também na internet o eleitor pode consultar seu local de votação e obter orientações sobre como justificar no dia da eleição, emissão de certidões, situação de seu título eleitoral, cidades com e sem biometria, entre outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.